sábado, 28 de maio de 2011

Grande Rio 1997 - Madeira-Mamoré, a Volta dos que não Foram lá no Guaporé

Grande Rio 1997
10º Lugar

(Logo não oficial Grande Rio 97 - Arte: Adalmir Menezes)


Presidente: Hélio de Oliveira
Carnavalesco: Alexandre Louzada



Em 1997 a Grande Rio levou para a avenida o enredo "Madeira-Mamoré, a Volta dos que não Foram lá no Guaporé" do carnavalesco Alexandre Louzada, conquistando o 10º lugar com 169,00 pontos.

Abertura do desfile - (Reprodução/Tv Globo)

Trecho do desfile da Grande Rio postano no youtube por "carnavalcompleto"


Carro abre-alas - (Reprodução/Tv Globo)


Mapa de Notas



* A maior e a menor nota de cada quesito eram descartadas na contagem final.  
* A Grande Rio perdeu 1 ponto em dispersão (não retirou seus carros alegóricos dentro do prazo estabelecido).

Desfile Grande Rio 1997 - (Reprodução/Tv Globo)


Rainha de Bateria em 1997, Monique Evans. Postado no youtube por "elicarioca"

Desfile Grande Rio 1997 - (Reprodução/Tv Globo)

Letra do Samba:


Autor(es): Sabará, Muralha, Jarbas da Cuíca e Grajaú.

Sonha, a Grande Rio é um sonho
Em águas claras eu quero sonhar
Enfeitar a vida de alegria
Pra quem um dia, o Sol não quis despertar
Chegaram cheios de esperança
Não sabiam dos mistérios que teriam de enfrentar
Essa mata tem segredos
Que o homem não consegue desvendar
É um mundo de encanto e magia, perfume e fantasia
Cicatriz que a Amazônia fez chorar


Olha o índio no caminho, é caçador
Meu cavalo é de fogo, eu vou que vou  (bis)
Se a selva é perigosa, meu amor
Rondônia é alegria, esqueça a dor


Era o eldorado do látex no Brasil
A riqueza que a cobiça alimentou
Nessa história Tio Sam também entrou
No Tratado de Petrópolis tudo começou
O Acre da Bolívia ganhei
E a borracha para o mundo eu exportei
Cada dormente é uma vida, a vida uma flor
Na Maria Louca delirando eu vou
Em sucata o meu sonho terminou
Vou voltar pra onde não fui
O seu encanto é que me seduz (ai, iê, iê, ô)

Cacagibe, Orum de Oiá, Oiá, Oiá
O Guaporé está em festa (bis)
Os vudus vêm pra brincar




Baianas - (Reprodução/Tv Globo)

Desfile Grande Rio 1997 - (Reprodução/Tv Globo)


Pimpolhos da Grande Rio 2011 - Fotos

No post de hoje, vamos colocar algumas fotos da escola mirim Pimpolhos da Grande Rio no carnaval 2011. Registro feito por Cassius Silva de Abreu.

Pimpolhos da Grande Rio 2011 - (Foto: Cassius Silva de Abreu)

Pimpolhos da Grande Rio 2011 - (Foto: Cassius Silva de Abreu)

Pimpolhos da Grande Rio 2011 - (Foto: Cassius Silva de Abreu)

Pimpolhos da Grande Rio 2011 - (Foto: Cassius Silva de Abreu)

sábado, 21 de maio de 2011

Ensaio de Quadra - 2009

Atualizando o blog depois de alguns dias ausente. Compartilho com todos alguns registros em vídeos e fotos de um dos ensaios de quadra da Grande Rio para o carnaval 2009.


Quadra da Grande Rio. (Arquivo Pessoal)

Ensaio de Quadra (Arquivo Pessoal)


 Ensaio de Quadra em 2009 (Arquivo Pessoal)

Paola Oliveira, Rainha de bateria em 2009. (Arquivo Pessoal)

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Grande Rio 2012: Cahe Rodrigues e Grande Rio apostam no final feliz



  (Reprodução do site Carnavalesco)
 
 
 Por: Vicente Almeida
 
 
 
 
 
 
 
05/05/2011 04:01h

O carnaval 2011 marcou definitivamente a vida da Grande Rio e do carnavalesco Cahe Rodrigues. Depois ver o sonho do campeonato se desmanchar nas cinzas do incêndio que consumiu o barracão da escola de Caxias, no início de fevereiro, o artista e a diretoria da escola se movimentam para tentar produzir o maior carnaval da Tricolor no ano que vem.

Para realizar um desfile bem feito e que tenha condições de brigar pelo campeonato é fundamental que se escolha um bom enredo. Inspirado na superação de seus componentes, a Grande Rio bateu o martelo e vai falar das grandes vitórias e conquistas que marcaram a humanidade. "Eu acredito em você. E você?" é o título escolhido por Cahe Rodrigues para o enredo que deve emocionar toda comunidade de Duque de Caxias.

- Nós vamos pelo caminho da emoção. Nosso enredo abordará exemplos de superação de toda a história da humanidade. Não queremos falar de coisa ruim e sim daquilo que deu certo com o passar dos tempos. Queremos mostrar aquilo que terminou de maneira boa. É o final feliz. A superação anda de mãos dadas com a emoção. Quase sempre a vitória acaba de maneira que emociona quem conquista um objetivo. É o choro de alegria, é o choro de satisfação, é um sentimento muito bonito – disse.

O fato de ser um enredo autoral reserva um desafio a mais para Cahe, pois desde que chegou a Grande Rio, antes do carnaval de 2009, sempre trabalhou com temas patrocinados.

- Estou no quarto ano de Grande Rio. É a primeira vez que vamos trabalhar com um enredo sem patrocínio. A escola tem muitos amigos e isso nos possibilita fazer um enredo autoral. Depois de tudo que aconteceu muitas pessoas apareceram para nos ajudar e, talvez por isso, o Jayder (Soares, patrono) tenha decidido bater o martelo por um enredo sem patrocínio. Estamos trabalhando da maneira mais verdadeira e mais intensa possível para fazer um dos maiores carnavais da Grande Rio – afirmou o profissional.

O aporte financeiro trazido por um possível patrocinador é importante, mas o carnavalesco afirmou que a escola contará com a ajuda de muitos amigos que se esforçaram para colocar o carnaval deste ano na rua e que continuarão ajudando. Além disso, a Tricolor caxiense conta com alguns materiais doados após o incêndio e que não foram utilizados no desfile de 2011.

- Quando aconteceu o acidente muitos equipamentos foram cedidos e outros emprestados para construirmos nosso carnaval, assim como, diversos materiais que nos foram doados. Não tivemos muito tempo para reconstruir nosso carnaval, logo, sobrou alguma quantidade de material que já nos possibilita, ao menos, iniciar um trabalho – contou.

Mesmo falando sobre grandes casos de superação, o recente e trágico episódio do incêndio na Cidade do Samba deve ser deixado de lado. Também não está decidido se exemplos de escolas que se superaram na Avenida e arrancaram para o campeonato serão relembrados no desfile.

-  Decidimos não falar do incêndio, pois foi uma coisa que já passou, mas nos dias de reconstrução as ideias foram nascendo e até hoje tenho a impressão que a ficha ainda não caiu. Foi tudo tão rápido que a gente não teve tempo de sofrer. Eu não podia deixar que a tristeza tomasse conta de mim, pois, tinha um carnaval para colocar na rua em menos de um mês. Apenas quando tudo acabou é que me toquei que o trabalho de um ano estava perdido e, é claro, que quando sentei para começar a pensar no próximo ano, aquelas imagens voltaram à cabeça – se emocionou Cahe.

O fogo serviu para mostrar que a escola de Caxias não era apenas um aglomerado de globais e famosos, mas uma comunidade, que apesar de jovem, é unida e defende as cores de seu pavilhão com raça e vontade quando pisa na Avenida.

- Todo sofrimento ensina. Depois do incêndio, tanto eu como a Grande Rio, amadurecemos muito. O artista ficou com a sensibilidade aflorada pelo sofrimento e a comunidade de Duque de Caxias se uniu de maneira que ninguém tinha ideia que poderia acontecer. Sempre falaram que a Grande Rio não tinha comunidade e, foi justamente o contrário que nosso povo mostrou. O fogo derrubou as barreiras que existiam dentro e fora de nossa comunidade – lembrou o carnavalesco.

As obras na Cidade do Samba têm caminhado dentro do cronograma, mas um possível atraso na entrega dos barracões consumidos pelo fogo não preocupa o carnavalesco, que afirmou estar montando um projeto para ser concluído no atual barracão ocupado pela Grande Rio.

- Nosso projeto está sendo montado para começar e acabar no atual barracão que a Liesa nos disponibilizou. Se o antigo barracão ficar pronto antes de terminarmos o projeto, a gente muda, mas acho que o presidente Helinho não vai querer trocar de casa perto do carnaval, caso haja algum atraso na conclusão das obras. A coisa estaria ruim se estivéssemos sem teto. Mas estamos dentro de um barracão e isso nos dá mais tranquilidade – revelou.




Link original da matéria: http://www.oterminal.com.br/carnavalesco/detal_carnavalesco.php?car_id=196