terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Grande Rio e suas origens: Carnaval de 1983


Como sabemos, a nossa escola é fruto de uma junção de agremiações de Duque de Caxias: a Grande Rio (que era uma fusão das escolas União do Centenário, Cartolinhas de Caxias, Capricho do Centenário e Unidos da Vila São Luís) e a Acadêmicos de Duque de Caxias. No dia 22 de Setembro de 1988 as duas escolas se unificaram e surgiu o GRES Acadêmicos do Grande Rio.

É muito difícil encontrar registros do início do GRES Acadêmicos do Grande Rio, das escolas antecessoras ou algo relacionado ao surgimento da nossa escola, apenas relatos de componentes que participaram da fusão e viram nossa agremiação nascer, porém, imagens são raras de encontrar. Mas revirando arquivos na internet, mais precisamente o acervo digitalizado do Jornal do Brasil ,conseguimos encontrar algumas matérias sobre a antiga Grande Rio, quando desfila na Avenida Rio Branco. Abaixo segue duas fotos do carnaval de 1983 quando a mesma desfilou no Grupo 2B e tinha como enredo "Alegria, Tristeza, Alegria, Lágrimas". Com muita simplicidade, a Grande Rio colocava seu carnaval na avenida, mas não deixava de mostrar a alegria do povo caxiense.

 


Quando a Grande Rio não era "Acadêmicos" e desfilava na Rio Branco. Carnaval de 1983, enredo: Alegria, Tristeza, Alegria, Lágrimas. Grupo 2B. (Acervo Digital Jornal do Brasil -17/02/1985 - Reprodução)

 Um pouco mais do carnaval de 1983. (Acervo Digital Jornal do Brasil -17/02/1985 - Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário