quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Criançada de Caxias... Pimpolhos da Grande Rio!



A Pimpolhos da Grande Rio é uma organização não governamental sem fins lucrativos cujo objetivo está concentrado em promover a inclusão social através da arte e da cultura.

Localizada no Município de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, a instituição realiza, desde 2003, um importante trabalho junto às comunidades do local, e, em parceria com outras empresas da região, desenvolve diversas  atividades de cunho artístico-cultural, criando oportunidades de aprendizado e crescimento para centenas de crianças e adolescentes.

A Pimpolhos acredita no poder da arte como veículo de transformação social e todo trabalho desenvolvido tem por princípio promover interação com a sociedade. Para isso é realizado um forte trabalho de conscientização aliado às atividades lúdico-pedagógicas que abrem espaço para o debate e reflexão. O trabalho é desenvolvido a partir de valores fundamentais para a formação dos jovens e, dentro deste processo, a temática do meio-ambiente ganhou uma atenção especial.
A conscientização sobre a importância da reciclagem é uma das chaves do processo artístico da ONG, que desenvolve sua arte a partir do reaproveitamento de materiais e da criatividade de seus participantes.
A Pimpolhos realiza oficinas, atividades educacionais, desfiles de carnaval mirim, cenários, figurinos e  shows de samba.

A instituição acredita que é responsabilidade da sociedade civil, assim como do Poder Público, desenvolver políticas de inclusão social e de promoção da cultura, identificando, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, as crianças e os adolescentes como prioridades absolutas e sujeitos de direito. O artigo 4° do referido estatuto dispõe sobre os responsáveis pela garantia destes direitos:

“É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar.” (Brasil, 1990). 


(Reprodução do Site)




Matéria do Video Show com as crianças da Pimpolhos da Grande Rio





Anualmente, a escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio leva cerca de 1500 crianças para a Avenida Marquês de Sapucaí, sacudindo as arquibancadas com um desfile repleto de alegria, trazendo sempre um enredo educativo para que a festa seja uma mensagem de amor, de união e de transformação.

Em 2004 a Pimpolhos passou por uma grande transformação, causada pela chegadada sua atual presidente Camila Soares, que, além de assumir a instituição e traçar suas metas e caminhos, trouxe consigo um time de artistas plásticos contemporâneos para pensar, criar e produzir o carnaval sob novas perspectivas. Este conjunto de artistas tomou o lugar do carnavalesco transformando o carnaval da Pimpolhos em uma magnífica exposição de arte contemporânea, levando a “Galeria para a Avenida” – conforme declarou o Jornal do Brasil. Hoje o carnaval da Pimpolhos, além de ser um projeto social realizando oficinas de música, dança, pintura, cenografia, escultura, entre outras, tem na sua produção carnavalesca uma grande arte coletiva, onde o tradicionalismo e as lantejoulas são deixadas de lado para abrir espaço à novas influências artísticas, novos materiais e novas experiências.

Baseando sua arte na estética do reaproveitamento, a produção do carnaval é feita em cima da reciclagem de materiais, onde o “lixo” é transformado em fantasias e alegorias. “Acredito que a arte contemporânea permite que o artista realize qualquer coisa, pois é livre de barreiras, deixando a criatividade do artista voar. O grande barato passa a ser os desafios de realizar um bom trabalho de arte que seja estético e sensorial e ao mesmo tempo simples e de baixo custo”- declara a presidente Camila Soares.

A cada ano a Pimpolhos amadurece mais a sua forma de fazer carnaval, buscando interagir cada vez mais com as crianças, nunca deixando de propor enredos lúdicos e educativos. O objetivo é usar os enredos de carnaval para passar idéias legais, que façam a criança refletir sobre suas atitudes, sobre o meio ambiente, a escola, a família, a política e muitas outras coisas importantes para sua formação como cidadã.

(Reprodução do Site)



Desfile 2009 da Pimpolhos


Carnaval 2009 da Piompolhos - Foto: Luís Santana


Conheça mais sobre a Pimpolhos da Grande Rio: http://www.pimpolhos.org.br/home.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário